Niobio Cash — Atividades — Julho/Agosto 2019

Helder Garcia
4 min readAug 13, 2019

O mês de agosto de 2019 foi bastante movimentado para o projeto. Tivemos diversas ações de melhoria e expansão, algumas bem visíveis, outras não perceptíveis diretamente, mas que trazem um incremento na experiência dos usuários da blockchain da Niobio Cash.

Entramos o mês vencendo uma disputada votação no Crypto Currency Checkout, um gateway de pagamento que facilita bastante que lojas virtuais recebam em crypto, desde um modelo mais simples como um link de pagamento para quem deseja apenas vender um produto ou serviço em seu blog, até mecanismos destinados ao e-commerce robusto.

Já na segunda quinzena, entramos em uma nova e promissora exchange, a NANU Exchange. Incluindo par com BTC e Real, ela tem a vantagem de permitir até 8 casas decimais com o Real. Além disso, tem uma interface intuitiva e ágil.

Enquanto isso, no código da moeda estivemos trabalhando na Web Wallet e na otimização de carteiras — veja artigo em https://medium.com/@heldergarcia/a-optimization-tool-for-cryptonote-based-rpc-wallets-c2f8b8e23fb5. As duas coisas se cruzam em certos aspectos.

A otimização das carteiras permite um enxugamento de peças de dados, buscadas na blockchain, necessárias para a montagem de uma transação de envio pelo usuário proprietário da carteira. Os detalhes mais técnicos podem ser lidos no artigo acima citado. O resultado obtido é a redução ou até eliminação da recusa do envio, pelo protocolo, devido à transação resultante ser de tamanho superior ao que limite permitido no momento. Em outras palavras, o usuário vai conseguir enviar montantes mais altos em apenas uma transação.

Isso reflete também na taxa de sucesso de saques nas exchanges que rodarem o processo de otimização em suas carteiras NBR. Muitas vezes, quando o usuário tem o seu saque cancelado, a transação muito grande foi o motivo, apesar dessa informação não aparecer no extrato de movimentação no painel do usuário. A ferramenta optimizer, que permite fazer esse processo em larga escala para usuários de exchanges e da Web Wallet, foi finalizada em agosto mas vem sendo trabalhada desde julho. Que tivemos conhecimento, pelo menos um projeto internacional de blockchain já implementou nossa ferramenta em seu código.

Neste mês, dividido em janelas, já foram otimizadas mais de 1000 carteiras. Os usuários da Web Wallet, cujas carteiras foram alvo desse processo, poderão encontrar um registro do tipo mostrado abaixo, em seu histórico de transações. A primeira coluna, que mostra a origem da transferência, informa que se trata de uma transação originária de um processo interno de otimização. Além disso, o campo quantidade contem o valor 0.

Registro de Transação de Otimização — Fusion Transaction

O código da Web Wallet foi trabalhado nos seguintes pontos:

  • Resolução de bug categoria minor: na tela de Enviar, ao abrir a caixa de seleção de Contatos e escolher um, os campos Quantidade e Anonimato eram zerados mesmo que tivessem sido preenchidos antes e não houvesse valores default no contato selecionado. Na implementação optou-se por não sobrescrever os valores mesmo que valores default tenham sido configurados no contato pois assume-se que, nesse caso, se o usuário preencheu manualmente esses campos, é porque não deseja usar os valores previamente cadastrados como padrão no contato;
  • Resolução de bug categoria Major: o saldo estimado em moeda FIAT estava sendo calculado erroneamente. A causa foi uma mudança na API do portal CoinMarketCap, do qual a informação de cotação é obtida. O código foi modificado para se adaptar a nova API;
  • Implementação de Enhancement categoria Minor: na geração do histórico de transações, aquelas identificadas como originárias de otimização são identificadas para melhor esclarecer o usuário. Da mesma forma, essa informação aparece na visualização de detalhes dessas transações;
  • Resolução de bug categoria Major: em situação específica, onde um conjunto de fatores ocorressem simultaneamente, transações de depósitos poderiam não ser identificadas no histórico e no cálculo do saldo;
  • Resolução de problema: após atingir certo nível de carga na plataforma, o qual tem crescido consistentemente, um componente da plataforma passou a reiniciar indefinidamente com um intervalo de alguns segundos. Isto causava interrupções no atendimento de criações de novas transações, frustando os usuários que tentavam sacar moedas da Web Wallet.
Issues — visão parcial

Após esses ajustes, concomitantemente com a periódica otimização de carteiras, observamos que a plataforma está bem estável e a quantidade de reports de problemas pelos usuários caiu para zero desde as últimas intervenções.

NOTA: Este artigo refere-se ao período de julho a 13 de agosto de 2019.

Links referenciados nesse artigo e outros relacionados:

--

--