Quan Project — prolog

Esse é um texto de esclarecimento, o qual eu já planejava fazer há algum tempo.

Participei, como muitos sabem, como voluntário de um projeto de blockchain chamado Niobio Cash (NBR). No período 2019-2020, a atividade do projeto praticamente caiu a zero. O objetivo auxiliar se mostrou inviável, a exchange brasileira que listava o asset — e onde fomos muitas vezes líderes em volume — retirou a NBR de sua plataforma, o time debandou. Eu me afastei até mesmo de olhar o telegram.

Bom, que acontece em 2021 é que algumas pessoas envolvidas, de uma forma ou de outra, com a Niobio Cash, criaram novos projetos oferecendo um swap parcial para os detentores de NBR. Entre eles o fundador da própria Niobio Cash, o amigo Marconi. Ele, vendo a atividade zero do projeto, inclusive em negociações, decretou o NBR morto e criou um autodenominado "novo" Niobio, em uma nova blockchain, cópia do protocolo do Bitcoin.

Aí que começa a confusão. Como o mesmo nome e sigla, mas blockchain diferente, o novo Niobio substitui o original nas exchanges Crex24 e TradeOgre. Com a divulgação, o supply mais baixo, e taxas de conversão de 10000:1, o novo Niobio entra com um preço bem mais alto que os últimos praticados pela original.

A CoinMarketCap (CMC), como todo mundo sabe, é a fonte primária de informações sobre assets digitais, e entre essas informações, o preço. Segue o fio. A CMC pega essas informações de onde? Das exchanges. Então, recebendo os dados da mesma exchange sobre o mesmo ativo (NBR), do ponto de vista das APIs da CMC trata-se do mesmo NBR de sempre. No gráfico, o preço explode.

CoinMarketCap — Gráfico da NBR 25 a 26 de Março de 2021

A notícia se espalhou. Desceu gente de rapel, múmias de 3000 anos se levantaram e até dead people entrou no grupo do telegram. Cada um querendo reativar suas carteiras de NBR, vender tudo, ficar milionário e mandar um beijo-tchau pro emprego. Apesar das constantes explicações no grupo de telegram, até hoje aparece gente que pensa que acordou rhyca :D

Voltando a decretação de morte no NBR, o fato de declarar o nascimento de um novo Niobio teve o curioso efeito colateral de reviver o original. Com o desespero de usuários querendo fazer swap com outros projetos (lista no final), juntando-se ao fato de que a rede estava "parando" por falta de nodes em alguns momentos, fui sugado de volta. Tive que atuar para sustentar a rede funcionando, e para isso tive o apoio do Frederico Villani (desenvolvimento e admin do grupo telegram), Jayder (desenvolvimento), do Julio Jamil (admin do grupo telegram), da MD Brasil Servidores (nodes e pool), e do Logan (mobile app e nodes). Atenção, a lista não está em ordem de importância. Não está em nenhum tipo de ordenação intencional.

E aqui estou eu, junto com Fred, Jamil, e Jayder, voltando a pensar o projeto. Repaginar, renomear, evoluir em outro sentido.

O primeiro passo será o rebrand, ou seja, a mudança de identidade. Em seguida, iremos formatar um modelo de uso da blockchain e testar sua viabilidade no mercado. Se tivermos sucesso nessa etapa prévia, poderemos montar um planejamento mais robusto de evolução. Esse pode ser o tema de outro artigo, pois também será com certeza longo. O novo nome foi aprovado pela comunidade que acompanhou essa fase: QUAN Project.

Dado esse pequeno histórico para que todos possam entender como chegamos a situação atual, segue um gráfico das derivações do Niobio Cash. É importante destacar que esses projetos "originados" da Niobio Cash são derivações advindas de pessoas e ideias, nenhum deles é um fork de blockchain, como por exemplo veio o Bitcoin Cash a partir do Bitcoin. Para deixar também bem claro, note que o gráfico abaixo representa o Quan Project como o próprio NBR original sendo renomeado, ou seja, a blockchain do QUAN, e seus respectivos ativos, são os mesmos da Niobio Cash original (ou clássica).

Ramificações da Niobio Cash

Veja, não estou aqui recomendando compra de ativos. Este artigo tem caráter meramente explicativo, pois tenho visto muitas pessoas confusas com o rumo que o projeto seguiu.

Estaremos sempre informando pelo grupo do telegram e pelos web sites:

https://www.niobiocash.org

https://www.quan-project.com

Blockchain enthusiast and developer.

Blockchain enthusiast and developer.