Receita Para Nunca Mais Perder Uma Conta a Pagar

Helder Garcia
6 min readApr 19, 2022

Um método para você nunca mais esquecer de pagar um boleto!

Quem nunca esqueceu de pagar aquela conta que vence lá no meio do mês? Depois de conhecer essa receita simples você nunca mais vai ter que pagar aquela multinha básica por atraso.

Imagem de alguém manipulando diversas contas, com uma calculadora ao lado e uma lista anotada à mão.
Contas Mensais

Na verdade, o problema nem é a multa, não é mesmo? Geralmente ela é baixinha, de 2% mais um juros de mora por dia. Mas o chato mesmo é quando você não consegue mais pagar pela Internet. Ahh, ter que ir na agência de banco só pra pagar boleto atrasado com multa… Ninguém merece. Isso sim é um belo de um castigo pro esquecidinho.

Eu já tentei várias maneiras de me organizar. Sou da área de tecnologia, então nada mais natural que começasse tentando aplicativos, calendários, etc. Iniciei no Google Calendar, depois o Calendar da Apple, todos com alertas. Ah, tentei depois o Reminders da Apple, aplicativos de lembretes da Apple. Diferente de um calendário com alarmes para os eventos, ele é focado apenas em lembrar você de compromissos cadastrados.

Reminders, da Apple

Não deu certo. Os lembretes, ou alarmes, chegam cada um em um dia diferente, muitas vezes em um momento em que eu não podia dar atenção e efetuar o pagamento. Deixava pra resolver depois. De vez em quando acabava esquecendo um pagamento. #fail

Aí ganhei uma agenda — de papel — da minha tia. Uma agenda da CAIXA, onde ela trabalhava e que os funcionários ganham todo ano. Sempre gostei de escrever à moda antiga, manuscrito mesmo. E a agenda era bem legal, bonita de verdade. Então, fora algumas anotações de coisas a fazer no dia, meu principal uso para a agenda foi criar uma lista, no último dia do mês, de todas as minhas contas a pagar no mês seguinte. Quando recebia meu salário, geralmente no primeiro dia útil de cada mês, começava a pagar e agendar pagamentos de acordo com minha lista. A cada conta paga, ou agendada, eu marcava um check no item da minha lista. Chegando próximo ao fim do mês, eu copiava a lista anterior para a folha do último dia do mês corrente, e o ciclo se repetia. Itens novos ou que se encerravam eram incluídos ou retirados a cada reescrita. É claro que a satisfação é muito maior quando a gente retira um item da lista! 😆

💊 Primeiro ensinamento do dia:

Ter uma lista, consolidada, de todos as contas a pagar no mês, onde você possa desenhar um check como marcador de item resolvido.

Isso passou a funcionar muito bem. Mas ainda havia algumas contas que davam problema. O motivo é que no dia escolhido pra varrer a lista e agendar (ou pagar) tudo numa passada só, alguns boletos ainda não estavam disponíveis. Geralmente boletos com vencimento na segunda quinzena do mês ainda não podiam se gerados. Por exemplo, uma conta de celular que vence dia 15, ou um cartão de crédito com vencimento no dia 18 ainda não teria sua fatura fechada para eu poder agendar. Isso me exigia revisitar esses itens pendentes da lista em outros dias. Aí mora o perigo, uma vez dessas você esquece.

💡 Segundo ensinamento do dia:

Mude as datas de vencimentos dos seus boletos, sempre que possível, para o período dos primeiros 10 dias do mês.

A ideia é resolver todos os pagamentos em uma passada só. Talvez você não consiga todos, mas faça isso com o máximo que conseguir. Resolver o pagamento não é pagar as contas adiantado, mas pelo menos ser capaz de agendar os pagamentos.

Tudo estava indo bem, aí eu conheci uma inovação que me fez arregalar os olhos. Ganhei de presente de aniversário um…

…CADERNO INTELIGENTE!!!!

Imagem de um caderno aberto. Caderno chamado Inteligente.
Caderno Inteligente

Para quem não conhece, o caderno inteligente permite que você retire e coloque de volta qualquer folha dele. Você pode substituir folhas usadas por novas e assim vai renovando o caderno. Além disso, ele vem com folhas pautadas e sem pauta. Você pode adquirir folhas avulsas coloridas, pre-impressas com calendários e outros temas.

As folhas sem pauta trazem uma flexibilidade enorme. Você pode imprimir nelas o que quiser e colocar de volta no caderno! Já adivinhou o que fiz, né? Sim, criei minha lista de contas impressa!

Então, se você leu a história toda até aqui, vou entrar na Receita Para Nunca Mais Perder Uma Conta a Pagar. Com ela, você vai acompanhar também o final dessa história.

⭐️ Receita Para Nunca Mais Perder Uma Conta a Pagar ⭐️

Ingredientes:

  • Um caderno inteligente tamanho médio. Procure modelos no site https://www.cadernointeligente.com.br. Certifique-se de comprar um modelo que venha com folhas sem pauta, ou adquira um pacote avulso;
  • Uma impressora;
  • Um editor de texto ou outro software para criar o formulário com a lista de contas. Eu usei o Notion mas pode ser outro aplicativo que você tenha mais familiaridade. Se for usar o Notion pode partir do meu template em Template de Contas Mensais;
  • Defina no seu editor uma configuração de tamanho personalizada no formato 172x231mm.

Preparo:

Crie o seu formulário com um cabeçalho com espaços para você preencher a qual período se refere aquela página, ou seja, mês e ano. Como eu normalmente faço o processamento da lista no final do mês para as contas do mês seguinte, eu preferi deixar espaços para preencher os dois meses aos quais estou transitando. Por exemplo, contas da transição de Janeiro para Fevereiro ficam como jan/fev de 2022. Insira linhas com um checkbox para cada conta. É possível usar duas colunas para aproveitar melhor o espaço. Veja o exemplo do meu formulário:

Imagem de modelo de formulário para administração de lista de contas a pagar.
Modelo de Lista de Contas — feito no Notion

É claro que você deve substituir os termos genéricos, como Filho 1, Esposa, e Carro 1, pelos nomes verdadeiros, ou aqueles apelidos carinhosos! ❤️

Deixe também umas linhas para preenchimento manual, caso apareçam itens novos, sem que você precise desperdiçar as folhas. Por isso nunca imprimo mais que umas 4 folhas por vez, para dar espaço às mudanças entrarem na impressão mais rápido.

Alguns pagamentos são anuais, como licenciamento de automóvel. Nesse caso, eu costumo colocar a fonte na cor cinza para diferenciar. Além disso, coloco o mês de pagamento dessa conta anual entre parênteses para sempre ficar claro quando devo me preocupar com ela.

Retire algumas folhas sem pauta do seu caderno, coloque uma por vez na bandeja da impressora, imprima seu formulário, e coloque-a de volta no caderno. A impressão deve ser uma folha de cada vez, senão as folhas vão enganchar entre si devido à perfuração lateral.

Lembre-se de criar o formulário no formato customizado. No caso do Notion não é possível imprimir diretamente, então eu exporto no formato PDF e imprimo a partir do leitor de PDF, onde eu escolho o formato.

A exportação do Notion também não me permite utilizar um tamanho customizado, então exporto no formato A4 e resolvo o formato no leitor de PDF, conforme mostrado acima.

Pronto, agora é só a cada mês preencher o cabeçalho e ir marcando o checkbox a cada conta paga ou agendada.

Imagem de um formulário de contas, criado no caderno inteligente, sendo preenchido.
Contas Mensais no Caderno Inteligente

Recapitulando, de forma resumida, alguns itens importantes:

  • Reserve uma hora do dia escolhido para processar o máximo possível da lista. Se fechar tudo, melhor ainda;
  • Não é preciso pagar tudo adiantado, você agenda o pagamento e fica tranquilo, só marcar o checkbox;
  • Onde for possível, mude as datas de vencimento de suas faturas e boletos para dentro da janela dos primeiros 10 dias do mês. Assim você evita não ter alguns boletos disponíveis na data de processamento da lista;
  • Marcar os checkboxes com caneta é muito mais legal que clicar em um!

Se você achou útil esse artigo, ou pelo menos legal, dá um follow e um clap para me dar uma força! 🤗

--

--